Timeline: Exercício prático para Mapear a sua Carreira.

Hoje quero te ensinar como usar uma ferramenta excelente para você mapear a sua carreira.

Nós experienciamos muitos projetos, conhecemos diversas pessoas na nossa jornada profissional, mas quando precisamos valorizar nossos talentos, resgatar os resultados, simplesmente, apagamos de nossa memória.

Um exemplo é quando você numa entrevista precisa contar sobre suas atividades e projetos e na hora H, esquece tudo que vivenciou e só coloca ênfase na última experiência. Ou precisa fazer marketing pessoal e trocar para crescer na carreira, mas não sabe contar com segurança suas realizações.

Para apoiar você a se lembrar do quão ótimo profissional você é e o quanto já superou desafios, quero compartilhar uma ferramenta prática e muito eficaz: a Timeline ou linha do tempo.

Para que serve a Timeline:

  • Mapear seus resultados com evidências quantitativas para valorizar seu potencial e te motivar;
  • Para resgatar sua jornada profissional para construir um currículo ou contar numa entrevista com consistência;
  • Para avaliar o desenvolvimento de uma habilidade ao longo do tempo;
  • Levantar os melhores momentos ou não tão legais da sua carreira, observando os padrões comportamentais e crenças que se repetem;
  • Ou adaptar para resgatar qualquer situação que queira direcionar ou aprofundar para autoconhecimento e plano de ação.

O que você vai precisar:

  • Papel e caneta, arquivo em branco no computador (Word/Excel) ou aplicativo de anotações.

Como realizar:

Com a folha na horizontal, desenhe uma linha no meio da folha toda.

Faça um levantamento de todas as empresas ou experiências profissionais que passou. Comece a inserir de forma cronológica para observar a sua evolução.

Pontue os projetos e atividades realizadas, mas 2 pontos essenciais: seus resultados e os seus talentos/pontos fortes.

Caso o objetivo de sua Timeline seja diferente: pode direcionar o que quer levantar. Por exemplo: mapear suas crenças financeiras, o que tem em comum nos melhores momentos de sua carreira e nos que não são legais ou qualquer outra situação profissional/pessoal.

Parece algo simples, mas ao finalizar a sua Timeline, terá grandes insights de sua forma de pensar, agir, superar dificuldades, trabalho em equipe e muito mais. Vai perceber que tem qualidades que fazem a diferença e pode assim valorizar seu trabalho, fazendo os ajustes necessários.

Invista tempo em você, em reconhecer o que já entregou. Reconheça a sua trajetória de sucesso. Assim pode escolher e ter atitude para conquistar os seus objetivos.

Quer potencializar sua carreira? Faça Coaching!! Conheça as soluções da Make Different. Clique Aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *