Recolocação Profissional: Quando chega a hora de pedir ajuda.

Parece simples, mas só quem busca por uma recolocação profissional sabe como é difícil. É uma montanha russa de emoções. Lidar com o próprio desligamento, a mostrenga crise e seus tentáculos que afetam as suas finanças, sua família e seus sonhos. Parece que tudo fica paralisado.

O homem tem de estar em movimento e o trabalho é uma forma consciente de sentir-se capaz, útil e produtivo. Sabemos que existe uma série de crenças envolvidas, mas isso mexe demais com o profissional.

Diante de uma situação como esta, o foco é atualizar o currículo e procurar as vagas. No início, você fica horas rastreando os sites e sua rede de relacionamentos. Porém, nada acontece.

Passam semanas, meses e até 1 ano e você começa a desanimar. A saúde dá sinais de alerta e sua energia desaba. Você já duvida do seu potencial ou identifica que há um possível problema, mas não consegue sair do lugar.

É a crise e você não pode gastar, então o ponto é seguir adiante. E o que fazer? Sim, a crise existe, mas será que somente ela que precisa mudar para tudo melhorar? É chegada a hora de pedir ajuda!

Muitas vezes, não temos a total clareza do que ocorre conosco, e sozinhos, talvez ficamos nas mesmas ideias e perguntas. A ajuda de um profissional pode te apoiar significativamente. Alguns caminhos para te apoiar:

  • Avaliação de currículo – você descreve as atividades num formato que talvez não valorize e explore todo o seu potencial. Como descrever seus resultados? Atrair o recrutador, uma vez que ele apenas vê inicialmente, um documento ou papel? A avaliação curricular com um profissional de RH ou consultoria, pode te apoiar a fazer a leitura com o olhar do outro lado da mesa.
  • Preparação técnica para entrevista – O que falar sem dar um tiro no pé? Como me portar na entrevista? Nas apresentações, como fazer a diferença? Como contar que fui demitido? Mais do que dicas, é fundamental avaliar com a ajuda de um profissional de RH, sua expressão vocal, corporal que muitas vezes não notamos. Olhamos para o chão, queremos a vaga, mas nossa energia é tão baixa que parece que estamos cansados. Nos emocionamos ao relatar um desligamento. Algumas reuniões com um especialista podem te ajudar.
  • Coaching de Carreira – Muitos profissionais possuem dificuldade de reconhecer seus talentos, compreender seu propósito, mapear seus sabotadores, mudar mindset e refletir em alternativas de carreira. Um profissional de Coaching de carreira vai te guiar neste processo de autoconhecimento de maneira eficaz. Trará novas ferramentas, caminhos e despertar o seu protagonismo. Te coloca em movimento na direção de metas claramente estabelecidas.
  • Headhunters – Se você não consegue entrevistas e vagas, pode ser que queira a ajuda de um profissional para fazer isso por você. Mas um cuidado: atenção com as promessas milagrosas onde te amarram financeiramente em valores abusivos. A procura anda maior que a oferta, portanto fique ligado com os espertinhos aproveitadores do seu momento profissional.
  • Psicoterapia – Compreender as suas emoções num profundo processo de autoconhecimento, pode te apoiar nesta fase de incertezas, possíveis conflitos nas relações diante de ajustes na família. O psicólogo vai te apoiar a olhar para si, cuidar de sua estima com sua própria vida e você poderá desenhar uma nova história.
  • Outros profissionais: consultores financeiros, terapias em geral e profissionais de saúde podem te ajudar a cuidar de outros aspectos essenciais.

O ponto aqui é você avaliar qual ajuda precisa e buscar pelo especialista. Mas procure também conversar com amigos e familiares que são pilares base nesta fase. Sim, é apenas uma fase. Você é repleto de talentos e pode sim encontrar uma recolocação profissional como deseja e merece. Mas, se por ventura, isso te tornar confuso, busque por ajuda. Deixe o orgulho de lado. Olhar para dentro é o melhor presente que pode se dar e realmente te espelhar o quão único você é. Confie e dê o primeiro passo.

Precisa de ajuda na sua recolocação? Na Make Different, temos soluções de coaching e avaliação de currículo com excelentes feedbacks. www.mdifferent.com.br . Envie seu email: contato@mdifferent.com.br e saiba mais.

Assista mais conteúdos para recolocação no canal do Youtube do Sacadas de Carreira. Clique Aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *