O mundo mudou e sua carreira pode acabar.

Uma coisa é fato: o mundo mudou e nossa forma de trabalhar a cada dia se transforma.

A tecnologia percorre o dia a dia das empresas, novas startups surgem mudando o mercado e você está vendo a banda passar e faz o que pela sua carreira?

Você já ouviu falar da sigla VUCA?

VUCA é um acrônimo de palavras em inglês. Reflete bem o mundo atual: volátil, cheio de incertezas, ambíguo e complexo.

Num contexto como este, novas habilidades são importantes de serem desenvolvidas como: inovação, intraempreendedorismo, inteligência emocional, entre tantas outras.

Pesquisas apontam que muitas posições que existem hoje, vão sumir, dando espaço para novas alinhadas a estas transformações.

Minha pergunta é: O que você está fazendo para acompanhar o mercado?

Na correria das empresas, muitos profissionais não se atentam para se preparar para o futuro. O que parece estável faz com que você acredite que não será atingido e continua afundado nas atividades sem evoluir.

Muitas organizações já perceberam que precisa mudar seu mindset e posicionamento, que precisam inovar em processos, produtos e pessoas; adequando assim, sua cultura para o futuro.

Temos ainda um caminho pela frente, mas se você não se tornar protagonista da sua carreira, pode ser atropelado pelas mudanças.

Muitos profissionais só se dão conta com o desligamento e não compreendem o que aconteceu. Deu o melhor, sem se atualizar, estagnou e parou no tempo. Por exemplo: nunca precisou do inglês, não investiu pensando no futuro, não aprendeu e ao crescer, perdeu oportunidades por causa do idioma.

Temos o hábito de pensar no agora, no curto prazo, no mais confortável. Sim, a vida acontece no agora, mas se você não se preparar com cursos, autoconhecimento, troca e tendências vai certamente ficar para trás.

Algumas dicas:

  • Mude agora seu mindset. Troque padrões mentais que te fazem estagnar e se sabotar.
  • Procure desenvolver novas habilidades. Saia da zona de conforto!
  • Fique antenado ao mercado e suas transformações.
  • Veja o que rola de novo na sua área, proponha ideias, busque sempre mais.
  • Desenvolva um plano de carreira para o seu futuro e comece agora ações para desenvolvimento.
  • Aceite que o mundo mudou. Novas tecnologias batem a sua porta. Novas gerações são formadas. Compreenda as diferenças e evolução ao invés de reclamar.
  • Você pode aprender e elevar seu potencial. Para seu próximo passo, você precisar dar mais com novas habilidades. Deixe o mimimi de lado e mão na massa!

Curtiu este post? Mande para o mundo!!

Quer se preparar para este mundo VUCA? Faça Coaching! Conheça o trabalho de Aline Gomes na Make Different. Clique Aqui!

Mude sua configuração mental! Quer saber como? Acesse este conteúdo agora! Clique Aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *