Ferramenta Prática – Tire suas metas do papel!

Você já ouviu o quanto um bom planejamento faz a diferença para a realização de objetivos. Também sabe que não basta apenas planejar e não entrar em ação que o resultado é ficar no mundo das ideias. Mas por que muitas pessoas não conseguem tirar suas metas do papel?

Existem alguns caminhos de reflexão. Pode existir um medo ao encarar o desafio, um receio de perder algo ou ter de abrir mão de coisas bacanas, entre outros pontos. Mas muitas pessoas acabam avaliando que é difícil montar um bom planejamento, que é algo burocrático, engessado e acabam desistindo no meio do caminho.

Para te apoiar a tirar as suas metas do papel, quero te ensinar uma ferramenta simples e prática chamada DROP. Esta sigla é um acrônimo, onde cada letra representa uma palavra ou etapa do planejamento. D = Desejo, R = Recursos, O = Obstáculos, P = Plano de Ação.

O primeiro passo é avaliar qual é o seu Desejo. Qual é a meta que quer alcançar? O que exatamente que atingir? Procure ser o mais específico possível, desta forma, evita o desenho de metas subjetivas demais. Para te ajudar nesta etapa, pense numa meta SMART que tenha clareza, indicadores, seja realista e alcançável. Também reflita no prazo que quer alcançar, com isso, tem algo tangível para tirar do papel. Por exemplo: evite descrever metas como quero mudar de carreira, quero um novo desafio. Descreva qual é o desafio, qual cargo deseja se desenvolver para conquistar. Traz consistência e autorresponsabilidade.

Na sequência reflita quais são os Recursos necessários para tirar esta meta do papel. Você precisa ter clareza de tudo que envolve sua meta. Irá precisar investir tempo? Dinheiro? Quanto? Vai precisar de pessoas junto contigo? Quem são elas? Terá algum equipamento específico? Tangibilizar isso, faz você não ter surpresas e se organizar no seu planejamento.

O próximo passo é você mapear os Obstáculos. Esta etapa não é para ser um banho de água fria e desistir do que deseja, pelo contrário, é se prevenir de possíveis problemas e criar caminhos para resolver estes desafios no caminho. Por isso que a meta precisa ser relevante para você, para manter-se firme no que tanto deseja. Caso isso não seja relevante, você vai abandonar e ficar lamentando diante do primeiro obstáculo.

Por fim, após todo este levantamento de qual é a meta, quais recursos necessários e possíveis obstáculos; você precisa desenhar o Plano de Ação para atingir esta meta. Defina quais são as ações que precisa fazer para conquistar este desejo. Mas pense por etapas. Se quer falar inglês, por exemplo, talvez o primeiro passo é buscar por escolas perto da sua casa ou trabalho. Depois levantar os custos, fazer o teste de nível e na sequência iniciar o curso. Pensar em etapas, te apoiar a visualizar a jornada e valorizar pequenas conquistas pelo caminho.

A qualquer momento, você pode ajustar seu planejamento para que tenha certeza que pode conquistar o que tanto deseja.

Ferramentas simples como o DROP te apoiam a mudar seu mindset e dar um passo importante para parar de procrastinar. É chegada a hora de fazer acontecer. Na dúvida, faça!

Curtiu este post? Compartilhe com sua rede!

Quer mais conteúdo de planejamento? Confira o canal do Youtube do Sacadas de Carreira! Clique Aqui.

Turbine seu planejamento com este artigo. Leia Agora!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *