Foco é saber dizer não.

Foco é uma das competências que os profissionais mais precisam desenvolver para conquistar seus sonhos e metas. Mas por que é tão difícil ter foco?

Muitos dizem que com o crescimento do acesso a era digital, o número de informações que passa pela retina da pessoa é maior, ou seja, mais opções e também distrações.

Este é um ponto relevante, mas hoje quero trocar contigo sobre outro ponto: foco é saber dizer não.

Busquei no dicionário, o significado da palavra foco e encontrei textos que me chamaram a atenção. “Ponto de convergência ou donde saem emanações = centro. Ponto ou espaço onde se concentra um feixe de luz”.

Foco é onde se concentra a luz ou o centro. Com isso, te pergunto: Você tem clareza do que quer exatamente para sua carreira? Sabe onde quer chegar? Tem um sonho ou uma meta que quer alcançar?

Muitas pessoas não possuem foco, justamente porque não possuem esta consciência do que querem. Ficam perdidas com diversas metas, por exemplo, ou não conseguem escolher uma porque querer mudar sua carreira por estarem infelizes.

Mas, não significa que ao escolher uma opção é um caminho sem volta. Sartre já dizia que escolher é um ato que gera muita ansiedade, pois é fechar algumas possibilidades, mesmo que inconscientemente.

Escolher não é algo engessado, mas é uma direção a seguir neste momento de acordo com o que é importante para você. Por isso, alguns dizem que não existe “focos” e sim foco. Para evitar sua energia ficar dividida e você não chegar a lugar algum.

E é neste ponto que digo que foco é saber dizer não.

É você quem sabe o que é melhor para você. Somente você. Por isso, autoresponsabilidade! Assuma o comando e seja o protagonista da sua carreira.

Ouça, peça ajuda, troque com seus amigos, familiares, mentores; mas, no final, escolha o que você acredita que seja o melhor caminho a seguir.

Vejo muitos clientes que não possuem foco, mas que acabam sabotando seus sonhos, sem ter consciência do que ocorre. Pergunto: O que tem de bom não ter foco? A primeira resposta é nada. É sua mente te protegendo de encontrar o “x” da questão.

Alguns não conseguem dizer não para as pessoas, pois inconscientemente, tem receio de não ser querido, aceito, amado pelo outro. Já parou para pensar nisso?

Outros não têm foco, pois tem medo do julgamento das pessoas ao colocar sua ideia ou escolha no mundo.

Ora se foco é o centro onde tem o feixe de luz, porque abandonar os seus sonhos para agradar os outros ou receio de não ser capaz, se é o que você mais quer?

Sei o quão desafiador é, mas, se pergunte: Como posso ser aceito, amado, ter o apoio das pessoas de forma plena e segura com meus talentos? Como não me sabotar? Como seguir com minha ideia e projeto, com o que tenho de melhor?

E as vezes, a resposta será dizer não. Colocar o mundo no mute, estabelecer limites e ouvir a sua própria voz: a voz do seu coração.

Honre o feixe de luz que sai das suas paixões, do que traz sentido para sua vida. Se você acredita que o caminho escolhido é o correto, que faz seu coração vibrar de felicidade; feche qualquer porta para distração para chegar no seu centro, ou seja, no seu sonho.

Se este sonho é realmente importante para você, direcione suas ações e aprenda a dizer não: para as pessoas tóxicas, projetos irrelevantes, parceiros que não se conectam com sua proposta de valor, distrações nas redes sociais, etc.

O foco é primo da determinação e sua irmã persistência. Também é melhor amigo da coragem.

Escolha com sua verdade e deixe seu feixe de luz brilhar na direção de seus sonhos.

Artigo publicado na coluna Carreira com Propósito de Aline Gomes para a Cloud Coaching:

http://www.cloudcoaching.com.br/foco-e-saber-dizer-nao/post#.WV5RCYjyvIU

Curtiu este post? Assine a newsletter e receba por e-mail, sacadas para decolar sua carreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *