Atenção Coach: Você não é Deus!

Quando abrimos a Internet na página de busca e colocamos a palavra “Coach” ou “Coaching” é vasto o que iremos encontrar. O que é positivo quanto ao crescimento desta metodologia no mercado, muito me assusta com os conteúdos, tipos e formas. Promessas, fórmulas mágicas, receitas de mudança de vida em 10 semanas. Crenças enraizadas por toda uma vida que vão desaparecer em uma única sessão. Uau! Isso me assusta! E assusta também quem procura pelo profissional que fica totalmente perdido. Atenção Coach: Você não é Deus!

O Coaching é uma metodologia séria, altamente eficaz que produz sim resultados surpreendentes, mas é preciso cuidado; pois estamos ajudando pessoas, seres tão especiais que possuem diferentes percepções, histórias e emoções.

É claro que o Coaching pode agregar outras metodologias e terapias, mas é fundamental estudar o comportamento humano, compreender e se atualizar constantemente para poder verdadeiramente contribuir.

Temos muitas instituições e profissionais sérios, com trabalhos belíssimos; mas muitos precisam estudar mais, se preparar melhor antes de sair vendendo promessas milagrosas, deixando clientes insatisfeitos por um investimento que não obteve o resultado esperado e toda uma corrente contra esta metodologia tão fantástica.

Não estou aqui defendendo nenhuma forma específica de atuação, mas tenho visto muitas pessoas em depressão, Burnout e ansiedade a mil dentro dos processos; onde os coaches nem sequer notam estas questões e acham que a pessoa não muda, porque simplesmente não quer. Acreditam que seu método é infalível para todos e o resultado é desastroso: queima sua imagem, o mercado e o principal – a pessoa adoece.

O Coaching é um processo de autoconhecimento, um despertar de consciência e mergulho dentro de si para ressignificar questões, mudar seu padrão mental dentro da sua essência para gerar resultados. Contudo, cada pessoa tem seu tempo, sua história e é relevante respeitar com sensibilidade e neutralidade este movimento individual.

Pode ser o início de jornada para alguns, aprofundar para outros, com isso cada processo torna-se único e especial. Sabemos que é possível mudar seus hábitos com novas crenças mais positivas, empoderadas e logo conquistar novos resultados; mas não somos Deus. Você será um facilitador nesta jornada, para que a pessoa se sinta segura e possa ter ações de forma responsável e autônoma. Muitas vezes, precisamos do apoio de outros profissionais como médicos, psicólogos entre outros, para que a pessoa esteja saudável e equilibrada.

Querido colega coach, busque trocar com outros profissionais, faça cursos de atualização na sua área de atendimento. Coloque foco naquilo que tem relação com suas paixões e talentos. Não saia atendendo de tudo, pois quem muito sabe de tudo pode demonstrar ausência de profundidade em alguns pontos. Escolha seu nicho de atuação para construir sua marca e autoridade.

Beba sim de fontes de marketing, empreendedorismo, novas ferramentas de Coaching; mas também busque pelo autoconhecimento para, como profissional, construir sua identidade e do seu negócio. Defina de forma autêntica sua maneira de contribuir com as pessoas. 2 dias ou 4 de curso não são suficientes, ainda mais com a ideia que se ouve por aí de ficar milionário em pouco tempo.

Busque mais, teste, aprofunde seu conhecimento, experimente formas consistentes. Passe também por um processo de Coaching, mentoria para aprender, ensinar e crescer. O retorno financeiro é a consequência da sua entrega, comprometimento e do amor pelo que faz.

Fico muito feliz quando vejo novos profissionais com propósitos lindos, com cuidado e carinho com o outro; mas com o olhar de eterno aprendiz.

Temos um lindo caminhar de possibilidades, uma vez que estamos no século da transformação. Faça de sua atuação, um presente para aquele que o busca. Cada cliente traz algo que precisamos aprender, desenvolver e também nos curar. Toque o coração de seus clientes nesta parceria com dedicação e comprometimento. Respeite os seus limites neste constante aprender. Assim, seu trabalho será autêntico e seus resultados como coach surpreendentes.

Artigo publicado na coluna Carreira com Propósito de Aline Gomes para a Cloud Coaching:

http://cloudcoaching.com.br/atencao-coach-voce-nao-e-deus/post#.WTqzTmgrLIU

Curtiu este post? Mande para frente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *