Aprenda a desatar os nós de sua carreira.

Você consegue identificar com clareza, qual o ponto de sua carreira que está impedindo você de ter sucesso e reconhecimento? Não importa se você é empreendedor, profissional de uma empresa, autônomo ou está buscando uma nova posição. Você sabe mapear, qual é o nó que o faz girar em círculos e ficar sempre no mesmo lugar ou ainda, não visualizar uma saída no meio da escuridão?

Existem 3 tipos de “nós” que vivenciamos na nossa carreira ou situação em nossa vida: o nó do não ver, do não saber e do não querer. Esta é uma técnica eficaz de autoconhecimento. Procure mapear qual nó está, vamos juntos?

O primeiro nó é o do não ver. Muitas vezes, a pessoa não consegue ter clareza do que está travando para dar um passo e atingir o próximo nível. Não tem noção de como seu perfil comportamental se mostra no contexto em que vive e assim fica confuso, pois acha que dá o seu melhor, mas não obtém o resultado esperado.

Se você está neste nó, procure pedir feedback para as pessoas à sua volta. Solicite que fale pontos positivos e que precisa melhorar. Esteja aberto para receber, pedindo exemplos para clarificar. Um processo de autoconhecimento como Coaching, pode te apoiar nesta clareza sobre seu perfil.

O segundo nó é o do não saber. Alguns profissionais, líderes e empreendedores simplesmente não sabem como sair de uma situação que os deixam frustrados, angustiados ou com a pulga atrás da orelha, os fazendo perder o sono. Pode ser falta de algum conhecimento ou até mesmo de novas perguntas para pensar de uma forma diferente, um novo olhar sobre aquela situação que você tanto visualiza e não compreende qual a chave que abre aquela porta que parece emperrada.

Um caminho é buscar por mentores ou pessoas que podem trocar de forma neutra e agregar com perguntas e perspectivas diferentes.

E por fim, o último nó é o do não querer. Por medo, insegurança ou algo que o impede de agir, faz com que não queira dar um próximo passo. Isso pode ser consciente ou não. Mas este nó é onde faz nossa atitude não mudar e ficarmos muitas vezes naquele lugar quentinho e seguro chamado zona de conforto, conhece?

Diante desta situação, procure investigar a fundo quais são os sabotadores que te impedem de agir. Eles trazem recompensas positivas, mas o tiram de sua jornada de brilhar e evoluir. Para novos resultados, você precisa de novas atitudes; terá de se arriscar e se mexer.

Você consegue mapear com estes 3 nós onde está?

Colocar um pouco de luz trazendo a consciência de onde estamos é o primeiro passo para se movimentar na direção da mudança que tanto queremos; tenha certeza disso.

Que esta sacada possa te ajudar em situações desafiadoras no seu dia a dia, para não apenas identificar o que se passa, mas saber como agir numa conversa difícil, seja com seu gestor, colaborador ou cliente. Entenda de forma empática, troque de lugar com o outro e veja onde está, para assim, oferecer a solução e melhor caminho para obter o resultado esperado.

Artigo publicado na coluna Carreira com Propósito de Aline Gomes para a Cloud Coaching:

http://cloudcoaching.com.br/aprenda-a-desatar-os-nos-de-sua-carreira/post#.WSxMKGgrLIU

Precisa de ajuda para desatar estes nós? Assine a newsletter e receba em seu e-mail o e-book “Pare de Sabotar a Sua Carreira!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *